A Célula

    A célula é a unidade fundamental da vida, cuja existência era desconhecida até à invenção do microscópio:
 
Algumas datas importantes no estudo da célula:
  • 1665 - Robert Hooke - usando um microscópio composto (microscópio com duas lentes separadas), examinou cortiça e introduzio o termo "célula";
  • 1838/1839 - Schleiden e Schwann - enunciaram a "Teoria Celular";
  • 1866 - Haeckel - descobriu que o núcleo é responsável pelos caracteres hereditários;
  • 1953 - Watson e Crick - propuseram o modelo de dupla hélice para o DNA.
 
Teoria Celular
 Proposta por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:
  • a célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos, ou seja, todos os seres são constituídos por células, onde ocorrem os processos vitais;
  • todas as células provêm de células pré-existentes;
  • célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.
 
 

Unidade Estrutural e Funcional

Existem organismos:
    → unicelulares: compostos por uma única célula, capaz de realizar todas as funções vitais;
    → puricelulares/multicelulares: constituídos por várias céluaas, organzadas em tecidos diferentes, e especializados em diversas funções.
 
As células podem ser:
    → células procarióticas: são as células mais simples, com menos organitos, o ADN espalhado no citoplasma, costuma ter flagelos e, no geral, são de dimensões mais pequenas. ex.: representadas pelas bactérias e cianobactérias;
    → células eucarióticas: são células com estruturas mais complexas, o ADN está englobado no núcleonão há flagelos e tem mais organitos.
 
 
            Célula Eucariótica                                            Célula Procariótica
 
 
Pensa-se que as células eucarióticas evoluíram a partir de células procarióicas.
 
As células procarióticas podem ser classificadas também como:
  • células procarióticas animais;
  • células procarióticas vgetais.
 
Apesar de existirem algumas diferenças entre células animais e vegetais, ambas têm três constituintes fundamentais:
  • a membrana;
  •  citoplasma;
  • o núcleo.

Meembrana Celular/ Membrana Plasmática / Membrana Citoplasmática / Plasmalema:

limita exteriormente o citoplasma, separando o meio intracelular (ou interno) do meio extracelular (ou externo).

Citoplasma

limitado pela membrana celular, tem o aspeto de uma massa semifluida (hialoplasma), na qual se encontram dispersos os organelos.

Núcleo

estrutura rodeada pelo citoplasma e encontra-se delimitado pela membrana/invólucro nuclear. O invólucro nuclear possui numerosos poros, que permitem a comuicação do núcleo com o citoplasma. Também encontramos no interior do núcleo um líquido denominado de nucleoplasma, onde se podem encontrar massas de ADN (cromatina, se for ADN mais disperso e cromassoma, se for ADN mais condensado), que constituem o material genético, que contém informações importantes para o funcionamento celular. Também se pode observar, no interior do núcleo, uma estrutura esférica, denominada nucléolo, constituída por moléculas de proteínas e ácidos nucleicos.
 
Componentes Celulares Estrutura Função
Membrana Plasmática estrutura celular externa invólucro que mantém a integridade da célula, responsável pelas trocas de substâncias entre o meio intracelular e o meio extracelular
Núcleo estrutura membranal é o maior organelo celular e encontra-se delimitado por uma membrana nuclear com poros. contêm todo o material genético (cromassoma/cromatina). organito primordial, ou seja, célula não é célula se não tiver núcleo.
  • poros → informação passa do núcleo para os restantes organitos
  • nucléodo → produzir elementos para a síntese de proteínas
  • nucleoplasma
o núcleo não tem que estar obrigatoriamente no meio da célula
Mitocôndrias estrutura membranal organelos que possuem duas membranas, uma externa outra interna. esta última pode apresentar invaginações para o interior. as mitocôndrias estão envolvidas em processos de obtenção de energia por parte da célula (fenómenos de respiração celular).
função: produzir energia (oxigénio)
Cloroplastos estrutura membranal organelos que possuem uma membrana dupla, onde se encontram pigmentos envolvidos na fotossíntese (um processo de síintese de matéria orgânica, que ocorre nas células dos produtores). exclusivos da célula vegetal, é neles que se realiza a fotossíntese. contêm um pigmento chamado de clorofila
Vacúolos estrutura membranal organelos de tamanho variavel, rodeados por uma membrana (tonoplasto). os vacúolos podem armazenar no seu interior gases, pigmentos, açúcares, proteínas o outra substâncias. as células mais velhas têm um vacúolo de maiores dimensões, enquanto as células mais novas podem possuir vacúolos mais pequenos mas que vão-se agregando ao longo da vida da célula. os vacúolos são característicos das células vegetais.
Função: reservar substâncias importantes à célula
Parede celular estrutura celular externa parede rígida que envolve as células vegetais e bacterianas, confefrindo-lhes proteção e suporte.
  • células vegetais - parede celular constituída por celulose
  • Células bacterianas- parede celularconstituída por ácido murâmico
Centríolos estrutura não membranal estrutura de aspeto cilíndrico, constituída por microtúbulos (9 trios de microtúbulos, paralelos entre si). os centríolos intervêm na divisão celular (na célula animal)
Retículo endoplasmático estrutura membranal sistema de sáculos, vesículas e canalículos, envolvido na síntese de proteínas, lípidos e hormonas. também intervêm no transporte de proteínas e outras substâncias.
  • retículo endoplasmático rugoso - tem ribossomas - síntese de proteínas
  • retículo endoplasmático liso - sem ribossomas - síntese de lípidos
Aparelho ou complexo de Golgi estrutura membranal conjunto de cisternas achatadas e de vesículas, que intervêm em fenómenos de secreção.
Função: produzir vesículas para englobar as substâncias e depois serem eliminadas → processos de secreção
Lisossomas estrutura membranal estruturas esféricas, rodeadas por uma membrana simples, que contêm no seu interior enzimas (hidrolases), que intervêm na decomposição de moléculas e estruturas celulares.
  • associadas ao Complexo de Golgi e ao processo de digestão dentro da própria célula (podendo eliminar outras células)
  • existem na célula procariótica animal
Ribossomas estrutura não membranal pequenas estruturas, constituídas por duas porções (grande subunidade e pequena subunidade), por vezes associadas ao retículo endoplasmático. são fundamentais para a síntese de proteínas.
Citosesqueleto estrutura não membranal rede de fibras intercruzadas, existente no citoplasma. o citoesqueleto mantém a forma da célula. são microestruturas (filamentos) que dá forma à celula - não se vê.