
Pares ação-reação e Terceira Lei de Newton
Se uma força traduz uma intenção entre dois corpos, podemos interrogar-nos: pode uma força existir isoladamente ou as forças existem sempre aos pares?
Já vimos que, quando aproximamos dois ímanes, eles se movem. Tal acontece porque sobre cada um deles atuou uma força. O íman A é puxado pelo íman B com uma força que representa FA/B. Verifica-se experimentalmente que estas duas forças têm intensidades iguais. As duas forças, iguais em módulo, têm a mesma direção mas sentidos opostos. E estão, claro, aplicadas em corpos diferentes!

- O símbolo FB/A lê-se «força que B exerce sobre A»
- O símbolo FA/B lê-se «força que A exerce sobre B»
Com esta notação indica-se não só que uma força resulta de uma interação entre A e B, mas também qual o corpo que exerce a forçam(representado pelo primeiro índice) e qual é o corpo que sofre a ação da força (representado pelo segundo índice).
Também quando um corpo cai para a Terra, esta exerce uma força sobre o corpo e o corpo exerce uma força sobre a Terra. As duas forças são simétricas, isto é, têm módulo igual mas sentidos contrários. Mas, se atua uma força sobre a Terra, porque não vemos mover-se sob a ação dessa força? Simplesmente porque a sua massa é muito grande! Do mesmo modo, se aplicarmos uma certa força a um carrinho de brinquedo podemos pô-lo em movimento mas, se aplicarmos a mesma força a um carro a sério, ele provavelmente não sairá do sítio.
Em resumo, não há forças isoladas: elas aparecem sempre aos pares! A cada par chama-se par ação-reação.
Esta ideia é traduzida pela Terceira Lei de Newton ou Lei do Par Ação-Reação:
Quando um corpo exerce uma força sobre outro, este exerce também sobre o primeiro uma força de igual módulo e direção, mas de sentido contrário, ou seja FA/B = - FB/A
Caraterísticas das forças do par ação-reação:
- Têm a mesma intensidade em módulo e direção;
- Têm sentidos opostos;
- Atuam em corpos diferentes, por isso os seus efeitos não se anulam;
- Resultam da mesma interação.