Velocidade

A palavra velocidade faz parte do vocabulário científico mas, tal como muitos outros termos científicos, também faz parte da linguagem do dia a dia. Porém, nem sempre é usada com o significado da Física.
Em Física, utiliza-se o termo rapidez ou celeridade para designar o que se chama "velocidade" na linguagem vulgar. Por exemplo, se um condutor percorreu 240 k em 3 oras, a sua rapidez média, ou celeridade média, foi de 240/3n= 80 km/h. Na linguagem quotidiana dizemos, simplesmente, que o "carro andou à velocidade média de 80 km/h".
 
Em física, os termos rapidez média e velocidade média têm significados diferentes. A rapidez média é a razão entre a distância percorrida Δx, e o intervalo de tempo gasto para a percorrer, Δt:
rapidez médiaΔx / Δt
 
A velocidade média é uma grandeza vetorial, com direção e sentido do deslocamento. Para um movimento qualquer, a velocidade média, simbolizada por vm, é uma grandeza vetorial dada pelo quociente entre o deslocamento e o intervalo de tempo em que ele é efetuado:
vm =Δr / Δt
 
No caso de um movimento retilíneo, o valor da projeção escalar da velocidade média é dada pela expressão:
vm = Δx / Δt
 
Enquanro a rapidez média e a velocidade média se referem a um intervalo de tempo, a velocidade refere-se a um instante. É uma grandeza que indica não apenas se um corpo se move depressa ou devagar, mas também a direção e o sentido em que se desloca. É, por isso, uma grandeza vetorial.
 
A figura abaixo mostra a velocidade quando o corpo se encontra nos pontos A e B. A velocidade é sempre um vetor tangente à trajetória.
 
  • Um corpo pode ter um movimento em que a sua velocidade varie apenas em módulo, ou apenas em direção, ou varie em direção e em módulo, ou ainda não tenha nenhuma variação. Se um carro viajar ao longo de uma estrada retilínea, a velocidade, sendo tangente à trajetória, mantém sempre a mesma direção. Se, além disso, o velocímetrp marcar sempre o mesmo vaor, também não haverá variação do módulo, pelo que a velocidade é constante;
  • No entanto, o carro pode descrever uma curva mantendo o ponteiro do velocímetro sempre no mesmo sítio. Mas, como o vetor velocidade está constantemente a mudar de direção, não se pode dizer que a velocidade seja constante. Tal acontece sempre que o movimento é curvilíneo.